Criando uma redação nota 1000


Conheça nosso curso presencial e/ou online!
Maiores informações (21) 97695-0954
#redação #enem #concurso #elite #descomplica
#sg #red #modeloderedação #redacao #dicasdered
#dicasderedacao


Curso de Redação em São Gonçalo com 50% de desconto.
Acesse esse link e confira:
www.gbs1.tech/promo



Em resumo: pegue um conhecimento que você aprendeu no ensino médio e jogue dentro da redação para forticar o seu texto de autoria. Agora eu vou te falar uma coisa que curso nenhum te fala: O argumento externo tem que fortalecer o seu texto de autoria que é a sua opinião e não ser colocado solto no parágrafo de desenvolvimento. Eu aposto que nunca escutou isso no seu cursinho ou na sua escola. Mas se você perguntar alguém que passou para medicina em uma faculdade federal, ele com certeza sabe. Antes que você comece a estudar desesperadamente, eu vou te contar tudo, fica tranquilo. E ainda vou te dar um exemplo agora: Suponhamos o tema seja violência urbana e que você escreva no seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, que é o segundo parágrafo da redação: o seguinte: 
“Em primeiro lugar, vale ressaltar que o artigo 5 da CF de 1988 preza a liberdade do individuo e o Estado deve fazer com que a lei prevaleça. Ademais, diante de tantos problemas de segurança, a polícia efetiva não é suficiente para garantir a segurança do cidadão.” 
É um texto até bonito, mas está confuso e conectado totalmente errado, aliás, está bem estranho! você certamente perderia pontos nas competências 2 e 3, pois o argumento intertextualizado, que é a citação da Constituição, está solto nesse quebra cabeças, não está nem como fato principal nem secundário em  relação ao argumento no parágrafo e não fortifica em nada o seu texto de autoria. Alías, cadê o texto de autoria? Nesse sentido, seria apenas essa parte: “a polícia efetiva não é suficiente para garantir a segurança do cidadão”, Desse modo, onde está o argumento que comprova esse fato? Não tem. Pode procurar. 
Vejamos então o exemplo correto: 

“Em primeiro lugar, vale ressaltar que, atualmente,  a polícia efetiva nas áreas urbanas não é suficiente para garantir a segurança de ir e vir do cidadão. Ademais, é papel do Estado a garantia do livre arbítrio de locomoção, prevista no artigo 5 da CF de 1988 que, infelizmente, está em declínio. Nesse cenário caótico, as autoridades públicas devem agir rapidamente para que a sociedade volte a ter paz.” 

Quando falamos “a polícia efetiva nas áreas urbanas não é suficiente para garantir a segurança de ir e vir do cidadão” Adicionamos que: “é papel do Estado a garantia do livre arbítrio de locomoção”, que tem ligação direta com a frase inicial, fortificando-a,  Adicionamos ainda que: “prevista no artigo 5 da CF de 1988;'” colocamos mais texto de autoria aqui: “infelizmente, está em declínio” e “Nesse cenário caótico” que é fortalecida, a partir do início, quando é citado a idéia chave autoral e relevante a partir do autor: “a polícia efetiva nas áreas urbanas não é suficiente” que é entrelaçado com mais um texto de autoria que é o seu posicionamento crítico, super importante na redação do Enem: “para que a sociedade volte a ter paz.”, ah esqueci de dizer, o “Atualmente” mostra que o candidato está ciente da temporalidade dos fatos e mantem uma posição bem clara sobre isso. Vocês conseguem perceber que as idéias se encaixam perfeitamente e existe uma ligação entre o efetivo da polícia, a demanda do cidadão de bem, o Estado, a Lei, a temporalidade dos fatos, o que deve ser feito! O texto está com muito brilho, coerência e, claramente, se vê que o primeiro plano é a opinião do autor, vamos relembrar só para ficar gravado na sua cabeça,  quando é citado : “a polícia efetiva nas áreas urbanas não é suficiente para garantir a segurança de ir e vir do cidadão” Isto é um erro pois segundo a Lei: “O livre arbítrio de locomoção é garantida no artigo 5 da CF de 1988” E ainda que é “papel do Estado essa garantia” E mais ainda, tudo isso está em “declínio”. 

Comentários